Hollywood sempre teve atores extremamente icônicos e famosos. Atualmente, atuar em um blockbuster pode transformar um ator desconhecido em um fenômeno midiático e comercial. No entanto, em alguns casos o ator supera seu próprio personagem. Ou seja, a figura do artista se torna mais importante do que a figura retratada nas telonas. Com isso, alguns roteiros são alterados para que tais atores tenham mais espaço, cachês sofrem aumento (pois o público não aceitaria ver outro intérprete para o personagem) e o estrelismo pode superar a qualidade. Através de alguns exemplos, hoje vamos explicar os motivos para que isso aconteça com tanta frequência na indústria cinematográfica.
Robert Downey Jr. – Tony Stark (Homem de Ferro)
O caso de Robert Downey Jr. é um dos mais icônicos. Interpretar o Homem de Ferro nos cinemas reergueu a carreira do ator e o transformou em um dos artistas mais caros de Hollywood. Muitos dizem, inclusive, que o ator incorporou traços de Tony Stark em sua vida. Robert conseguiu captar a essência do Tony Stark dos quadrinhos, e foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel. Consequentemente, se tornou a maior estrela dos filmes da produtora. Da mesma forma, o público não consegue imaginar outra pessoa interpretando o bilionário favorito dos Vingadores, fazendo com que o cachê de Robert seja maior a cada filme. Em Guerra Civil, por exemplo, o ator faturou mais de 40 milhões de dólares. Merecidamente, a soberania de Robert deve reinar até o fim do atual Universo Marvel nos cinemas.
Johnny Depp – Jack Sparrow
Johnny Depp já era um ator reconhecido e consagrado quando viveu o pirata Jack Sparrow. No entanto, após o filme se tornou uma celebridade absurdamente famosa. Com uma interpretação fantástica, Depp concorreu ao Oscar e construiu um dos personagens mais icônicos do cinema. E se tornou impossível não associar o ator ao personagem, o que causou o mesmo efeito de Robert Downey Jr. com Tony Stark. Toda vez que pretende lançar um novo Piratas do Caribe a Disney se vê obrigada a pagar o valor exigido por Johnny Depp. Caso contrário o filme seria um fracasso. Afinal, Piratas do Caribe sem Jack Sparrow não é Piratas do Caribe. E Jack Sparrow sem Johnny Depp não é Jack Sparrow.
Jennifer Lawrence – Mística
A superioridade de um ator em relação ao personagem também pode acontecer por outros fatores. Esse é o caso de Jennifer Lawrence com a Mística. Desde 2013 a atriz é uma das mais bem pagas de Hollywood. Com boas atuações, indicações e vitórias em premiações (incluindo o Oscar) e campanhas publicitárias caríssimas, Lawrence ficou cobiçada por grandes estúdios. Logo, desde que começou a interpretar a Mística nos filmes X-Men, a personagem começou a ganhar cada vez mais espaço. Ao que parece, o fato se repete no novo filme da franquia, que estreia nesta semana. Benéfico para a personagem, para a Jennifer, mas nem tanto para os fãs da saga, visto que a Mística dos quadrinhos não é uma heroína como a representada por JLaw.
Hugh Jackman – Wolverine
A história de Hugh Jackman como o Wolverine deve acabar após o próximo filme solo do herói, que tem estreia prevista para 2018. Entretanto, será difícil a Fox arrumar alguém para interpretar o personagem e consiga convencer o público. Jackman é o Wolverine. Por mais que os filmes individuais sejam ruins, a culpa não é do ator. Obviamente, o excesso de cenas sem camisas se deve ao fato de a forma física do ator ser muito comentada, mas isso é natural. É quase que inimaginável conceber outro ator vivendo o Wolverine. Ou seja, a Fox terá um trabalho árduo pela frente.
Harrison Ford – Han Solo e Indiana Jones
Durante sua carreira, Harrison Ford conseguiu transformar dois grandes personagens em ícones da cultura pop. Han Solo, de Star Wars, e Indiana Jones são de Harrison Ford e ninguém tira. Por mais que a Disney conte bem a história da juventude do contrabandista espacial com outro ator, é óbvio que não terá o mesmo impacto do Han Solo de Ford. A morte do personagem em O Despertar da Força, inclusive, parece ter sido influenciada pelo cachê elevado pedido por Harrison para interpretar Han Solo. Um corte de gastos interessante através da única saída aceitável, visto que ninguém poderia interpretar Han Solo com essa idade a não ser o próprio Harrison Ford. O mesmo acontece com Indiana Jones. Provavelmente outros atores terão a oportunidade de viver o arqueólogo, pois a saga é muito famosa para não ser mais utilizada. Contudo, nunca serão como Harrison Ford, o verdadeiro Henry Jones Jr.
One Reply to “Atores maiores do que os personagens: Quais os motivos e as consequências?”