O cinema não seria nada sem uma boa trilha sonora. Alguns filmes tiveram a competência de eternizar canções na História da Sétima Arte, levando o prêmio de Melhor Canção Original nas suas respectivas cerimônias do Oscar. O filme preferido deste ano para levar a estatueta é La La Land, que concorre com duas canções: City of Stars e Audition.
Conheça algumas outras melodias que grudam na cabeça durante dias (de forma positiva), e que você certamente já ouviu:
Into The West (O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei)
Interpretada por Annie Lennox, co-escrita ao lado de Fran Walsh e Howard Shore, Into The West foi uma canção composta como um lamento élfico, cantada por Galadriel, para aqueles que navegavam rumo às Terras Imortais do Universo de Tolkien, localizadas a Oeste de onde nossos heróis se aventuram durante a saga O Senhor dos Anéis.
Nos extras para as versões estendidas, o diretor Peter Jackson declarou que a música não foi composta para Frodo, mas sim para o cineasta neozelandês Cameron Duncan, que faleceu prematuramente devido a um câncer. A canção foi interpretada pela primeira vez durante o funeral de Duncan.
My Heart Will Go On (Titanic)
Um dos maiores indicados na história do Oscar, Titanic, obviamente não poderia ficar de fora, com a canção My Heart Will Go On, interpretada pela cantora Céline Dion.
Composta por James Horner e escrita por Will Jennings, a música foi primeiro lugar de paradas do mundo inteiro. A obra é, até hoje, o maior hit de Céline Dion, e foi incluída na lista de Músicas do Século.
Originalmente, James Horner compôs apenas a parte melódica do que viria a se tornar My Heart Will Go On (como visto em diversas cenas do filme de James Cameron). Inspirado pela música Flying Dutchman, de Jethro Tull, Horner queria preparar um versão com letra para os créditos do longa-metragem. Will Jennings, então, foi contratado, e escreveu a partir do ponto de vista de uma pessoa idosa que relembrava todos os seus anos passados.
Moon River (Bonequinha de Luxo)
Você provavelmente conhece Moon River na voz de Frank Sinatra, mas a canção foi originalmente criada para o filme Bonequinha de Luxo, e interpretada pela atriz Audrey Hepburn.
Composta por Henry Mancini e letrada por Johnny Mercer, a música nasceu sendo pensada exatamente para o timbre de Hepburn, já que o seu alcance vocal era bem restrito.
Além de Sinatra, a canção já foi interpretada por artistas como Louis Armstrong, Elton John, Lisa Hannigan, Judy Garland, entre muitos outros.
Take My Breath Away (Top Gun)
Com autoria de Giorgio Moroder e Tom Whitlock, interpretada pela banda Berlin, a música Take My Breath Away se tornou um dos maiores ícones pop dos anos 1980, assim como o filme Top Gun, estrelado por Tom Cruise e Kelly McGills.
Seguindo o padrão de algumas das obras citadas anteriormente, a melodia, de Moroder, também surgiu antes da letra de Whitlock.
O resultado final agradou tanto o diretor, Tony Scott, e os produtores, Jerry Bruckheimer e Don Simpson, que a equipe resolveu gravar mais cenas românticas entre os personagens de Tom Cruise e Kelly McGills, para encaixar com a canção.
Let It Go (Frozen)
Como comentado em um D20 Lab, a Disney é uma das maiores referências quando o assunto é levar Oscar por Melhor Canção Original. A empresa do Mickey Mouse já levou prêmio por O Rei Leão, A Bela e a Fera, Pinóquio, entre muitas outras animações. No entanto, durante um bom tempo dos anos 200, a companhia ficou um pouco apagada. Até o lançamento de Frozen.
A versão americana da canção Let It Go, famosa no mundo inteiro, foi composta por Kristen Anderson-Lopez, ao lado de seu marido, Robert Lopez, e interpretada pela cantora Idina Menzel, também dubladora da princesa Elsa.
A obra já é uma das mais reconhecidas canções Disney, contando com inúmeras regravações e covers. Em 2014, Let It Go foi a quinta música mais vendida do ano, com 10,9 milhões de cópias adquiridas ao redor do mundo.
O pessoal do CineScope criou uma playlist no spotify com TODAS as músicas que levaram o Oscar de Melhor Canção Original. Confira:
Saiba Mais:
Injustiçados do Oscar | D20 Lab 41
OSCAR 2017: Saiba mais sobre os indicados a Melhor Filme
As possíveis injustiças na lista de indicados do Oscar 2017