Muitos filmes podem destruir todo um roteiro bem feito, com ótimas atuações e direção impecável, se o desfecho da história não for condizente com tudo o que se foi destrinchado nos primeiros atos da narrativa.
Alguns filmes causam polêmicas por seus finais altamente questionáveis e de gosto duvidoso, responsáveis por marcar a história (negativamente) mais do que qualquer outro ponto da trama.
Relembre alguns finais um tanto quanto controversos de filmes blockbusters!
Planeta dos Macacos (2001)
Enquanto o clássico Planeta dos Macacos de 1968, estrelado por Charlton Heston, possui um dos finais mais icônicos da sétima arte, o remake de 2001, dirigido por ninguém menos que Tim Burton, fez uma releitura polêmica do desfecho do filme original.
Nem mesmo com um elenco de peso, o longa-metragem de Burton conseguiu agradar. Tanto público quanto crítica não aceitou de forma alguma a forma como o diretor reinterpretou o icônico final da Estátua da Liberdade.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Para alguns, a trilogia de Christopher Nolan é a melhor adaptação cinematográfica dos quadrinhos; para outros, o desfecho do terceiro e último filme não fez jus ao que o diretor nos apresentou tão brilhantemente em O Cavaleiro das Trevas (2008).
O final trágico para o cavaleiro das trevas parecia algo inevitável, a partir do momento em que o herói leva uma bomba para longe de Gotham, se sacrificando para salvar toda a cidade… ou pelo menos era o que muitos fãs esperavam.
Já sabendo que o trabalho de Nolan com o Homem-Morcego se fecharia em uma trilogia, muitos esperavam que o final inevitável para Bruce Wayne seria um sacrifício em pró de tudo aquilo que ele batalhou durante tantos anos.
Logo, a expectativa era de que nada fosse revelado ao final da trilogia, e ninguém, nem mesmo o público, saberia exatamente se Bruce Wayne estaria realmente vivo ou não.
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Desenvolver prequels pode ser um tiro no pé, caso muitas pontas soltas ou mal desenvolvidas, que não respondam a dúvidas iniciais, estejam presentes. Apesar de boa parte do filme ser controversa, X-Men Origens: Wolverine possui um desfecho ainda mais questionável.
Além do pior uso possível para Deadpool, que virou fonte de deboche para os filmes solo do mercenário, muitas respostas que levaram ao início da saga, em X-Men (2000), foram insatisfatórias, e até mesmo patéticas. Um dos exemplos constantemente citados pelos críticos e fãs é o fato da amnésia de Logan ter sido fruto de um tiro na cabeça com uma bala de adamantium.
“Well, that’s just lazy writing” (WILSON, Wade)
Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
Já comentamos sobre diversos filmes inteiramente controversos, com finais mais questionáveis ainda. Mas aqui, vale ressaltar um final polêmico de uma trilogia inteiramente criticada pelos apreciadores da saga de George Lucas.
Os momentos marcantes do desfecho da segunda trilogia de Star Wars são, em sua grande maioria, carregados nas costas pelo brilhante trabalho de John Williams na trilha sonora. Até mesmo a icônica batalha de Obi-Wan contra Anakin, que possuía todos os elementos para se destacar, é repleta de acrobacias e movimentos marciais totalmente artificiais.
Porém, a luta consegue fechar em um momento trágico bem estruturado, graças especialmente à brilhante atuação de Ewan McGregor como Obi-Wan.
Mas nada disso deixou o desfecho da trilogia tão marcado quanto o momento de maior ausência de faculdade mental de George Lucas, que se tornou meme por todos os cantos do mundo: NOOOOOOOO.
Saiba Mais:
HAN SOLO: 5 curiosidades sobre o personagem
Ranking polêmico: Os melhores filmes da Pixar
Trailers Melhores que Seus Filmes